Os caminhos para a superação da violência no Brasil estão em discussão neste ano por meio da Campanha da Fraternidade. A iniciativa pretende motivar as pessoas a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.
Tomemos emprestada a mensagem de Santo Agostinho, filósofo cristão, contra a violência. Ele coloca o amor como o oposto da violência. Somente o amor pode eliminar esse mal. O amor distingue as ações humanas! Se amamos, estamos livres para fazer qualquer coisa. Se todas as nossas ações saírem do coração, delas só poderá nascer o bem.
O amor em sentido profundo, de doação, de cuidado, de bondade, de saber dar sem nada pedir em troca, de amar o amigo e o inimigo, é a única superação de toda forma de violência.
Os estudantes do 6º ano a 3ª série do Ensino Médio, da Unidade Anchieta, organizaram-se em equipes e pesquisaram (jornais, revistas, programas de televisão, internet, redes sociais, jogos, livros, letras de músicas, filmes, séries...) mensagens e imagens de violência e mensagens e imagens que demonstram amor como doação, solidariedade, paz, fraternidade... Montaram um painel comparativo e apresentaram as conclusões da equipe.
Gilberto Kraisch
Professor de Ensino Religioso