O cálculo da área de uma figura plana está presente em diversas situações de nosso cotidiano. Quando compramos materiais para uma obra ou quando falamos do tamanho de uma casa, por exemplo, estamos nos referindo a uma medida que se faz em duas dimensões. Para que os alunos possam entender melhor as diversas fórmulas para se calcular a área das regiões planas, é necessário que o conceito de área esteja bem desenvolvido.
Nesse sentido, os alunos do sétimo ano da Unidade Anchieta realizaram uma atividade na qual deveriam medir a área de figuras desenhadas em papel quadriculado. A unidade de área adotada foi um quadradinho desse papel.
Apesar de usarem quadriculados de tamanhos diferentes, os valores encontrados para as áreas foram os mesmos, pois não estavam trabalhando com unidades padronizadas.
A partir da atividade, os alunos puderam estabelecer relações entre as áreas de diferentes figuras; é possível, por exemplo, perceber que um determinado triângulo corresponde à metade de um certo retângulo e, consequentemente, sua área vale a metade.
A atividade foi usada como introdução ao estudo da equivalência entre áreas, assunto que será estudado ao longo da 2ª etapa.
Colégio Arnaldo - Unidade Anchieta