Fundamental Anos Finais

É responsabilidade da equipe desse segmento e dos estudantes que compõem as séries do 6º ao 9º ano, o fechamento dessa etapa de transição na trajetória escolar. De acordo com as modificações propostas para o Ensino Médio até o ano de 2020, caberá ao Ensino Fundamental – Anos Finais, dar maior sustentação pedagógica para as escolhas de itinerários formativos que, de certa forma, já apontarão para a caminhada universitária.

A proposta de trabalho para esse segmento possibilita a compreensão do conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. O conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.

Acreditamos que os conteúdos/conceitos não representam a finalidade do processo de ensino; eles constituem os meios utilizados para o desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, apostamos na proposta pedagógica que fomenta a problematização, que possibilita ao aluno sair da condição de mero espectador ao estimular o levantamento de hipóteses, a análise de diferentes fontes de informação, a confrontação de dados e o estabelecimento de conclusões sobre as questões propostas.

A condução didática privilegia:

• A contextualização feita por meio de textos que estimulam o aluno e servem de ponto de partida para a exposição do conteúdo. As intervenções realizadas em sala de aula trazem à memória dos alunos, conceitos estruturantes sobre o assunto a ser tratado favorecendo a ampliação para contextos maiores.

• Realização de atividades destinadas à assimilação e sistematização de conceitos, com exercícios diários e gradativos, conforme desenvolvimento das aulas.

• As atividades de extrapolação do conteúdo possibilitam a análise e reflexão também em outros espaços e não apenas na escola. Esta ação favorece a habilidade de estabelecer conexão da teoria com a prática.

Nesse segmento, a metodologia desenvolvida considera o contexto em que os alunos estão inseridos, propõe uma dinamicidade que fomenta o estudo - por meio do uso de recursos tecnológicos de forma planejada -, busca a extrapolação do espaço escolar, eleva o desempenho acadêmico a partir de estímulos que libertam a criatividade, a arte de pensar, desenvolvendo, assim, o equilíbrio emocional e, consequentemente, promovendo o alinhamento do trabalho na continuidade do Ensino Médio.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS?

TRABALHANDO COM AS METAS

A avaliação de desempenho acompanha o raciocínio do Fundamental- Anos Iniciais, propondo o trabalho com Metas dinâmicas e projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!

Durante todo o processo, os alunos são avaliados de forma diferenciada e acompanhados pela equipe educativa do Colégio. Para esse enfrentamento e sucesso das ações, os estudantes contarão com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho, Orientação de Atividades extras, trabalho de Grupo de Estudos.

Fundamental Anos Finais

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio deste formulário, você entra em contato direto com o Colégio Arnaldo. Retornaremos a sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Colégio Arnaldo

ver agenda