Fundamental Anos Iniciais

A Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental – anos iniciais, tem o objetivo de trazer para o centro do processo de aprendizagem, o estudante, com a ação protagonista de construir o seu itinerário, mediado e incentivado pelo acompanhamento do professor (a). A Ação pedagógica é orientada pelo desenvolvimento das habilidades e competências, conforme preconiza a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.

Nesse segmento, as práticas dos campos de experiências da Educação Infantil são retomadas, dialogam com as investigações e comprovações de hipóteses, a partir do Método Científico e sustentam as aprendizagens do estudante inspiradas pelo prazer em aprender.

Apostamos na construção de um projeto educacional de excelência, assumimos as concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como: a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da conceituação e da avaliação.

No Ensino Fundamental, anos iniciais, promovemos a articulação entre as diversas áreas do conhecimento que funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Das teorias educativas contemporâneas, consideramos, principalmente, a consciência do papel da escola na formação dos cidadãos protagonistas e o poder do currículo como instrumentos transformadores da sociedade.

No Ensino Fundamental, anos iniciais, os alunos ampliam o trabalho de alfabetização iniciado na Educação Infantil, participam de projetos literários inovadores que favorecem o alcance do nível de competência leitora e escritora esperado já no 2º ano e ampliam as demais habilidades das linguagens na continuidade escolar.

Em consonância com o material didático adotado, trabalhamos com o currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados ou aprofundados de acordo com a progressão nas séries. Apostamos em uma didática da matemática desafiadora, nas descobertas científicas, no envolvimento com as práticas tecnológicas, na valorização das habilidades socioemocionais que tornam nossos educandos saudáveis, felizes e realizados.

Primamos no estímulo à participação nos esportes e fomentamos o respeito e a luta pela preservação ambiental, aqui compreendida como prática de cidadania. O trabalho pedagógico é organizado a partir de habilidades específicas por área de conhecimento que, dialogando entre si, atendem às habilidades gerais esperadas para a Educação do século XXI, conforme proposto pela BNCC. A todo momento, o estudante é provocado a transformar-se na vivência de sua espiritualidade.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS?

TRABALHANDO COM AS METAS

Apostamos na avaliação qualitativa e quantitativa, mensurando resultados mediante ação pedagógica intencional. Os resultados são mensurados e tratados gradativamente, orientando retomadas de processos, apostando em Metas Individuais e Coletivas. O desafio é estimular a busca pela superação, trabalhando com metas projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!

Para esse enfrentamento e sucesso, os estudantes contam com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho.

Estimular a aprendizagem valorizando o poder de transformação dos estudantes quando inspirados e mobilizados para projetos maiores – ESSA É A NOSSA MAIOR CRENÇA PEDAGÓGICA.

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio deste formulário, você entra em contato direto com o Colégio Arnaldo. Retornaremos a sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Colégio Arnaldo

ver agenda