Compreendendo e explorando a diversidade do mundo da leitura - Colégio Arnaldo
Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo » Fique Por Dentro » Notícias » Compreendendo e explorando a diversidade do mundo da leitura

Notícias

03/10/2018

Compreendendo e explorando a diversidade do mundo da leitura

Compreendendo e explorando a diversidade do mundo da leitura

O trabalho com a leitura exige uma representação que interpõe entre o leitor e o texto um repertório histórico, sociológico, filosófico e estético, nem sempre acessível a todos os alunos, pois ler é uma atividade  complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, associar, relacionar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, enfim; não está em pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações  explícitas e implícitas  que dependem de conhecimentos prévios a respeito da língua, dos gêneros, das práticas sociais de interação, dos estilos e das diversas formas de organizações textuais. Desenvolver essas habilidades de leitura, formar um leitor capaz de compreender os sentidos de um texto considerando os recursos linguísticos e estilísticos que emprega, o modo como se organiza e o contexto produzido foi o objetivo deste projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano. 

Potencializadas pelas novas tecnologias, as formas de interação se multiplicaram. Atento às demandas do presente, esse projeto propiciou aos alunos o compartilhamento de informações, valorizando o conhecimento como construção coletiva.  Ao longo do projeto, foram propostos trabalhos que criaram o espaço para debater questões importantes, implicadas na vida contemporânea, por meio de resenhas, apresentações de vídeos e documentários sobre temas abordados nos livros. Esses debates estimularam o interesse pela leitura de vários estilos de livros por todos os alunos.

Portanto, o dialogismo que se coloca como base do trabalho com a leitura, entendida como um processo que compreende a articulação de informações internas e externas ao livro, validando as inferências das características do gênero; contagiou não só os alunos do 9º ano, pois as rodas de leituras se estenderam também as outras séries. Esse entusiasmo dos alunos favoreceu novas práticas de leitura e a interação social, possibilitando novas maneiras de aprendizagem.

Colégio Arnaldo - Anchieta

Fotos
colegioarnaldo