ADEDANHA INSTRUTIVA: como estimular o vocabulário, o raciocínio rápido, o conhecimento e o trabalho em equipe a partir de jogos da infância. - Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo » Fique Por Dentro » Notícias » ADEDANHA INSTRUTIVA: como estimular o vocabulário, o raciocínio rápido, o conhecimento e o trabalho em equipe a partir de jogos da infância.

17/04/2018

Nas aulas de Português, ministradas pela professora Iva Pereira, os alunos do sexto ano, da Unidade Anchieta, foram desafiados a aprender brincando, a partir de um velho conhecido jogo da infância de muita gente: a adedanha.

Modificado estrategicamente para atender aos conhecimentos adquiridos pelos alunos na etapa, esse jogo estimula de forma lúdica e divertida a fixação do que se aprendeu, bem como ativa o raciocínio rápido a respeito do que o aluno já detém em função da experiência de vida e das informações que internalizou ao longo de toda a sua história escolar.

Separados em grupos e os membros jogando uns contra os outros, mas com espírito de equipe, a adedanha ainda traz aquela gostosa sensação de aprender brincando e enfatiza a importância de adquirir sempre mais conhecimento a respeito de tudo que nos cerca.

Os alunos apreciam tanto que sempre pedem que o jogo aconteça mais vezes. Outro diferencial significativo é que o jogo permite alterações diversas e interdisciplinares a ponto de estimular também o aprendizado de outras áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, História, etc.

Vale a pena trabalhar com criatividade o conhecimento de forma prazerosa, mostrando para os alunos que aprender e reavivar aprendizados já adquiridos pode ser uma experiência muito legal.