A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO APRENDIZADO PARA A VIDA - Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo » Fique Por Dentro » Notícias » A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO APRENDIZADO PARA A VIDA

17/04/2018

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO APRENDIZADO PARA A VIDA

Por Iva Pereira

Professora de Língua Portuguesa da Unidade Anchieta

Todos os meses, é de praxe, nas aulas de Português, acontecer o momento da Leitura. Trata-se de uma aula inteiramente dedicada ao ato de ler. Aos alunos, é recomendado o silêncio absoluto para que haja concentração total. Assim, quando o protagonista passa a ser o livro ou o material de leitura (revistas, gibis, jornais), os alunos entram no mundo mágico das histórias e percebem o quanto é importante esse momento para que se construam ali alicerces que lhes darão diversas bases no processo de aprendizagem.

No início, os alunos novatos que ainda não têm o costume da leitura estranham e apresentam um pouco de dispersão. Mas, a partir do segundo encontro, eles já se familiarizam com a gostosa prática e passam a ler com atenção e prazer.

São espalhadas revistas, gibis e materiais diversos pelo chão da sala e os alunos são convidados a ler de maneira não obrigatória, apenas pela satisfação de conhecer novas histórias, novas reportagens, novos quadrinhos, novas matérias, novos mundos.

A eles também é dada a liberdade de escolher o que querem ler, a maneira como vão ler, sem a obrigatoriedade de produzir textos ou fazer atividades posteriores. A aula é tão somente de leitura.

E assim, aos poucos, como no ato de plantar devagar as sementes, os alunos vão adquirindo o gosto pela descoberta de novos universos por meio da leitura.

Eles passam a gostar tanto desse momento, que cobram mais de uma aula por mês dedicada à leitura. Esse feedback positivo é altamente recompensador para um professor de Língua Portuguesa, pois a leitura é a base para o desenvolvimento cognitivo, para o raciocínio rápido, para a adequada interpretação dos textos, das coisas, das pessoas, do mundo.

O sonho de todo educador é transformar o mundo através das pessoas que educa. O meu, é transformar as pessoas que educo em leitores assíduos, porque sei que elas serão agentes de mudança em quaisquer circunstâncias.