Ensino - Médio - Colégio Arnaldo
Colégio Arnaldo

Colégio Arnaldo » Ensino » Médio

Médio

 

Estratégia pedagógica

O que o Colégio Arnaldo pensa e faz para educar os alunos no Ensino Médio

Como etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio o jovem deve, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. Para isso, o currículo do Ensino Médio do Colégio Arnaldo ancora-se nos princípios pedagógicos da diversidade, autonomia, interdisciplinaridade, contextualização e formações humana e cristã, além das ações curriculares voltadas para o Enem e o vestibular.


Em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas dos adolescentes, a proposta do Ensino Médio busca garantir uma formação integral que possibilite aos estudantes fazerem suas escolhas pessoais e profissionais de forma madura, e que lhes assegure habilidades e competências que os direcionem à realização de seus sonhos.


Proposta pedagógica


O atual Projeto Pastoral Pedagógico do Colégio Arnaldo define a instituição educacional além da transmissão do conhecimento, pois se preocupa com uma sociedade pluralista e com a formação integral do educando. Toda a comunidade educativa é responsável pela descoberta e pelo desenvolvimento das latências do estudante.


A educação desenvolvida no Colégio, por meio do exercício da palavra e do diálogo profético, sustenta a nossa missão educativa nas seguintes noções:

- Educação que integra valores;
- Educação que liga ideias;
- Educação que agrega diferenças;
- Educação que agrega potencialidades;
- Educação que aproxima sentimentos;
- Educação que soma afinidades;
- Educação que funde culturas;
- Educação que partilha conhecimentos.


O cotidiano escolar é balizado por uma matriz curricular alicerçada em habilidades e competências que favorecem os estudantes tanto em sua vida profissional, quanto na performance no Enem e nos vestibulares.


As aulas acontecem de forma dialogal, com momentos expositivos (aula intraclasse com recursos multimídia, por exemplo), práticos (uso de laboratórios e outros espaços) e humanizadores (momentos celebrativos e solidários).


No Ensino Médio, o currículo é enriquecido com ações que visam ao desempenho no Enem e nos vestibulares, dentro do horário de aula, garantido a participação efetiva e o envolvimento de todos os estudantes. Para exemplificar, são realizadas ações como as orientações vocacional e profissional, simulados sistematizados e comparados, aulas específicas por área do conhecimento, treinamento de questões abertas (TQAs), visitas orientadas às universidades, participação em Processo de Avaliação Seriada (PAS) e participação em olimpíadas voltadas para o conhecimento – tudo para garantir o domínio, a segurança e a serenidade nos processos avaliativos.

 

Unidade Funcionários


Unidade Anchieta

  • Coordenadora de Segmento:
    Profª. Cristiana Pinheiro Pinto Lamounier                                                                                                                                     coordenacaoanchieta2@colegioarnaldo.com.br

Vestibular e Enem

O Enem, instituído em 1998, é um instrumento pedagógico nacional importantíssimo. Por meio dele, é possível avaliar o nível de desenvolvimento dos estudantes brasileiros concluintes do Ensino Médio. Nas avaliações do ENEM, são cobrados assuntos relacionados às áreas do conhecimento. A partir do ano de 2010, esse exame englobou também questões de língua estrangeira (inglês e espanhol).

No ano passado, quando o MEC anunciou o ranking do Enem 2008, a comunidade acadêmica do Colégio Arnaldo percebeu que um dos objetivos traçados foi atingido. Em 19 de julho de 2010, a Instituição recebeu mais uma excelente notícia: no último exame promovido, o Enem 2009, o Colégio Arnaldo foi classificado como uma das 20 melhores escolas de Belo Horizonte. E o melhor de tudo isso é que a diferença para o primeiro lugar foi de apenas sete décimos, o que demonstra o alto nível acadêmico do Arnaldo e a assertiva no investimento realizado.


É com grande orgulho que o Colégio Arnaldo parabeniza a todos, especialmente os nossos professores e alunos. Podemos afirmar que essa vitória só foi possível porque temos um time de colaboradores comprometido e competente, pois, conforme afirmou Santo Arnaldo Janssen; “Se não formos um único coração, a obra não prosperará”.
 

 

 

 

Outros vestibulares

Faculdade Arnaldo – Particular – Belo Horizonte
UEMG – Estadual – Belo Horizonte
CEFET-MG – Federal – Belo Horizonte
UFOP – Federal – Belo Horizonte
Fundação João Pinheiro – Estadual – Belo Horizonte
UFLA – Federal – Lavras
UFSJ – Federal – São João Del Rei
UFU – Federal – Uberlândia
UFJF – Federal – Juiz de Fora
UFVJM – Federal – Diamantina
PUC MINAS – Particular – Belo Horizonte
FUMEC – Particular – Belo Horizonte
Fundação Getúlio Vargas – Particular – São Paulo
ITA – Particular – São José dos Campos /  SP
UNIFENAS – Particular – Alfenas e Belo Horizonte
UNI-BH – Particular – Belo Horizonte
CIÊNCIAS MÉDICAS – Particular – Belo Horizonte
IBMEC – Particular – Belo Horizonte
IBS – Particular – Belo Horizonte
UNA – Particular – Belo Horizonte
UNI – Lavras Particular – Lavras
 

Horário de funcionamento: das 7h15min às 17h30min.
 
 
 
 
 
LISTA DE DE MATERIAIS 2018:
 
UNIDADE FUNCIONÁRIOS:
 
 
 
UNIDADE ANCHIETA:
 

 

Fotos
colegioarnaldo