Fundamental Anos Iniciais

Educação Infantil

A Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental – anos iniciais, tem o objetivo de trazer para o centro do processo de aprendizagem, o estudante, com a ação protagonista de construir o seu itinerário, mediado e incentivado pelo acompanhamento do professor (a). A Ação pedagógica é orientada pelo desenvolvimento das habilidades e competências, conforme preconiza a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.

Nesse segmento, as práticas dos campos de experiências da Educação Infantil são retomadas, dialogam com as investigações e comprovações de hipóteses, a partir do Método Científico e sustentam as aprendizagens do estudante inspiradas pelo prazer em aprender.

Apostamos na construção de um projeto educacional de excelência, assumimos as concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como: a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da conceituação e da avaliação.

No Ensino Fundamental, anos iniciais, promovemos a articulação entre as diversas áreas do conhecimento que funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Das teorias educativas contemporâneas, consideramos, principalmente, a consciência do papel da escola na formação dos cidadãos protagonistas e o poder do currículo como instrumentos transformadores da sociedade.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças iniciam o contato com as disciplinas, convivem com as áreas de conhecimento e, a partir da realidade, são desafiadas a consolidar suas aprendizagens sobre tudo que as cercam.

As intervenções do educador são intencionais e didáticas, possibilitando o desequilíbrio pedagógico, orientando a busca de estratégias para a resolução de problemas e propondo as sistematizações e consolidações dos conhecimentos pelas crianças.
Coerente com o planejamento proposto para a série, as crianças participam de trabalho de campo estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática com o objetivo de enriquecer e ilustrar os conteúdos trabalhados em sala de aula. As atividades planejadas para a saída da turma da escola para outro ambiente de aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantíssimas além de estimular a alfabetização científica – base estruturante para a continuidade dos processos de aprendizagem no percurso como estudante.

A educação integral é uma diretriz importante no trabalho com os alunos. Para além das disciplinas clássicas, as crianças mergulham nas aulas práticas de laboratório, expressam-se com liberdade nas aulas de Música, Arte, Inglês e Educação Física. As crianças são convidadas a experienciar a espiritualidade, o contato com o sagrado a partir dos momentos celebrativos e das aulas planejadas cuidadosamente para o Ensino religioso.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS?

TRABALHANDO COM AS METAS

Apostamos na avaliação qualitativa e quantitativa, mensurando resultados mediante ação pedagógica intencional. Os resultados são mensurados e tratados gradativamente, orientando retomadas de processos, apostando em Metas Individuais e Coletivas. O desafio é estimular a busca pela superação, trabalhando com metas projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!

Para esse enfrentamento e sucesso, os estudantes contam com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho.

Estimular a aprendizagem valorizando o poder de transformação dos estudantes quando inspirados e mobilizados para projetos maiores – ESSA É A NOSSA MAIOR CRENÇA PEDAGÓGICA.

Fundamental Anos Iniciais

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio deste formulário, você entra em contato direto com o Colégio Arnaldo. Retornaremos a sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Colégio Arnaldo

ver agenda